Atividade física combina com máscara para cílios, batom e base? Para algumas pessoas, sim — e o mercado está de olho nelas. A boa notícia, mesmo para quem prefere se exercitar de cara lavada, é que os produtos dedicados aos momentos de esporte oferecem até vantagens em relação aos tradicionais.
Quer um exemplo? Em geral, são muito resistentes à água em razão do contato com o suor ou até mergulhos em piscina. Acha pouco? Pois eles também podem oferecer alta proteção solar e fixação, pensando em quem queima calorias ao ar livre. Se faz parte desse time, compartilhamos boas práticas e novidades para a sua mala de academia.
Para começo de conversa, exercício faz bem à pele
A atividade física (20 a 30 minutos) de alta intensidade melhora a circulação, reduz o estresse e diminui a inflamação que causa envelhecimento.
Antes de começar, lave o rosto
A higienização é sempre o primeiro passo ao acordar. “Principalmente, se você usa algum tipo de produto ou ativo específico, como ácidos, que são de uso noturno em razão da fotossensibilidade”, diz a dermatologista Luciana Garbelini. Depois, siga para a proteção. “Aplique um antioxidante, como vitamina C, e filtro solar resistente ao suor, de preferência algum específico para atividades físicas, que não escorrem e até oferecem cobertura”, complementa a dermatologista Nanashara Valgas, da Clínica Derm & Vasc, em Macaé (RJ). Isso vale mesmo que a sua malhação seja em ambiente interno, ok?
Quero usar maquiagem. Posso?
Luciana alerta que o uso de maquiagem para malhar, em geral, não causa problemas, mas pode desencadear certas reações. “É preciso lembrar que a make pode obstruir a pele em um momento que ela produz mais suor e, consequentemente, fica mais oleosa. Também há o aumento da temperatura corporal e dilatação dos poros, circunstâncias perfeitas para a formação de espinhas e cravos. Por isso, produtos em pó, no geral, não são aconselháveis. Prefira os que não são comedogênicos, ou seja, que não obstruem os poros”, indica.
Lábios merecem atenção
O uso do lip balm é sempre recomendado. “A pele dos lábios tende a ficar mais seca por causa da fadiga causada pelo exercício. E, se a atividade física for em espaço aberto, ele deve combinar um FPS na formulação”, ressalta Luciana.
Cuidado com os olhos
Nesta área, todo cuidado é pouco. Caso goste de aplicar máscara para cílios, certifique-se que ela seja à prova d’água para resistir ao suor e não ultrapassar a linha d’água.
E depois?
Remova a make e os resíduos com água micelar ou lave o rosto novamente com um sabonete bem leve. Em seguida, retome a rotina de skincare matinal habitual. “Vale passar um tônico adstringente para ajudar a reequilibrar o pH da pele alterado pelo suor”, indica Bárbara Medeiros, dermatologista da clínica Medicina do Corpo, de Alta Floresta (MT).
Se você treina à noite
Ficou maquiada o dia todo com produtos que não são específicos? O aconselhável é remover, ao menos, o que há de mais pesado, com sombras e delineadores ou bases de alta cobertura. Assim, a pele já respira um pouco melhor. “Afinal, no fim do dia, a pele já apresenta certo acúmulo de sujeira e oleosidade”, fala Bárbara. Use lenços umedecidos, demaquilante específico ou lave o rosto com um sabonete suave, de pH neutro, indicado para o seu tipo de pele. No pós-treino, siga a rotina normal de cuidados noturnos.
Para experimentar
Alto fator de proteção solar para correr, pedalar e até nadar. Contém óleos de rosa mosqueta, calêndula e aveia, além da manteiga de karité, para regenerar, hidratar e acalmar. Traz também vitamina C e ácido hialurônico. É resistente à água e ao suor e também tem ação antipoluição.
Fator de proteção 50+, que protege e nutre. Oferece secagem rápida com acabamento nada pegajoso. Além disso, é reconhecido pela boa cobertura e alta durabilidade. Destaque para a tecnologia que eleva a proteção quando em contato com a água.